Jogue fora 50 coisas

Dia desses, folheando livros no shopping, descobri o “Jogue fora 50 coisas” (Throw out 50 things, Ediouro), da americana Gail Blake, que, como o nome já diz, convida os leitores a fazerem uma faxina geral. O exercício deve durar duas semanas e incluir itens materiais ou não.

A ideia de Gail é jogar fora objetos (ou sentimentos) de 50 categorias diferentes; 3 livros, por exemplo, entrariam apenas como “uma coisa” na contagem geral. Podem ser roupas velhas, livros já lidos, CDs que não se ouve mais, remédios vencidos, computadores quebrados, brinquedos, cortadores de grama, bicicletas, fitas VHS ou cassetes… Enfim, a gente sempre acha alguma coisa que está encostada; em casa, no trabalho, no guarda-roupa que deixou na casa dos pais.

Uma empreitada dessas torna o espaço mais agradável, circula as energias, faz com que a gente encontre coisas com mais facilidade e organize o que restou de uma maneira mais prática. Quanto aos sentimentos – mágoas, rancores, frustrações – nem preciso falar nada, né?

Com a mão na massa

Coincidemente, essa está sendo minha semana-de-jogar-50-coisas-fora. Não sei se vou atingir a marca, mas estou anotando tudo para ter uma ideia do tamanho da operação. Mas não vou jogar quase nada fora, pra falar a verdade, e sim doar para as Casas André Luiz. Eles têm o Mercatudo, que aceita doações de todos os gêneros. Eles retiram em casa (região da Grande SP) e consertam o que estiver quebrado para depois revender.

Portanto, uma boa pedida é selecionar o que ainda pode servir para alguém e fazer uma doação para alguma instituição bacana. Se preferir (e se animar), pode fazer um bazarzim para juntar uns trocados. Já o que for jogar fora mesmo, tente colocar o máximo de coisas na reciclagem.

Alguns links que podem ajudar:

> Exército da Salvação
> CEDIR (Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática) da USP
> e-lixo maps

(Fotos: divulgação do livro + site da Converse)

Anúncios

3 responses to this post.

  1. Posted by Bry on 19/10/2010 at 13:19

    “Adotei” as Casas André Luiz a algum tempo…e realmente faz a diferença!

    Responder

  2. Posted by CaLi on 21/10/2010 at 13:46

    Com ctza eu joguei bem mais q 50 coisas qdo mudei aqui pro apto novo, mas acho q já está dá pra fazer uma nova limpeza. Aliás, acho q uma boa resolução de ano novo seria uma “jogue 50 coisas fora” por ano ou por semestre quem sabe…vou me programar.
    Bjos

    Responder

  3. […] O seu dia mais activo do ano foi 19 de outubro com 45 visitas. O artigo mais popular desse dia foi Jogue fora 50 coisas . […]

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: