Consumo consciente

Hoje vi na página do Instituto Akatu um texto sobre “12 princípios do consumo consciente” e me inspirei para fazer um Top 5 aqui para o Lavô tá novo!:

1. Consuma apenas o necessário: não estou falando que a gente deve usar uma roupa até furar para, então, comprar outra, mas ninguém precisa de 100 calças jeans ou sapatos!
2. Não compre por impulso: pense 2 segundos antes de levar aquela jaqueta verde limão que é a-última-moda. Veja se gostou mesmo, se vai usar, se não é muito cara só por ser do estilista XYZ… Também não é legal fazer compras de supermercado com fome. rs
3. Não desperdice: recursos como água e luz não são inesgotáveis. Se a consciência não pesar, pense que o excesso pode fazer diferença no bolso pelo menos. O mesmo serve para comida e outros bens.
4. Reutilize produtos e embalagens: muita coisa tem conserto e não precisa ir para o lixo logo de cara. Móveis podem ganhar cara nova, calças podem virar bermudas e garrafas objetos de decoração. Uma outra opção são os bazares, não é mesmo? Na hora da compra, também é legal observar o quanto de material é usado na embalagem do produto e, é claro, usar ecobags.
5. Não compre produtos piratas ou contrabandeados: isso vale também para aqueles produzidos por trabalho infantil ou escravo, ou que fazem testes desnecessários em animais.

> Veja a lista completa do Akatu.

(Foto: Josep Altarriba/stock.xchng)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: