Asta: uma “Avon” de artesanato comunitário

Você conhece a Rede Asta? Eu não conhecia, para falar a verdade. A iniciativa nasceu no Rio de Janeiro e tem como objetivo escoar a produção de quase 40 grupos produtivos e gerar renda para essas famílias. “São mais de 700 artesãos (97% mulheres), que desenvolvem produtos exclusivos criados a partir de materiais ecológicos, como bambu, piaçava e fibra de bananeira, retalhos, jornal, sempre obtidos a partir da otimização de recursos, da reciclagem e do reaproveitamento.”

As vendas são encabeçadas por “conselheiras”, no estilo Avon e Natura, com revistinha trimestral e tudo. Nem sei ao certo como aconteceu, mas, pouco depois que soube da existência da rede, me tornei uma. Não sou boa para vender e até hoje não fiz nenhum pedido – acho que faz um mês e pouco que me cadastrei, mas também confesso que não ofereci a revista para praticamente ninguém.

Devo fazer meu primeiro pedido essa semana e talvez a maior parte das compras seja minha mesmo, mas, como o Natal está aí e muita gente sai a caça de presentes, “fica a dica”. Como os grupos trabalham com material doado, as estampas das peças que levam tecido são meramente ilustrativas na revista, pois depende do que tiverem no estoque.

> Confira o catálogo atual: CAT 03 ASTA_FINAL grafica

> Saiba mais: www.asta.org.br.

Deixe um comentário

