Sobre presentes (Parte 0): a ideia

montagem_geral2

Desde 2008, quando criei esse blog, venho pensando mais sobre essa questão do consumo, tentando comprar menos, trocar mais, vender ou doar o que não tem tanta utilidade, enfim, viver com menos.  Organizei bazares, entrei em grupos de trocas pela internet e, particularmente desde 2015, aprendi a usar as bibliotecas públicas e, mesmo sem comprar livros, li muito mais!

Diante disso, essa época de fim de ano, de consumismo desenfreado, chega a dar até um certo arrepio. Mas não estou aqui para falar para ninguém comprar nada, pois, por outro lado, eu também ADORO dar presentes! Não pela questão religiosa das festas, no meu caso, mas porque gosto de presentear pessoas queridas como forma de agradecimento pelo que significam para mim.

Eu já fiz posts sobre o Natal, embalagens de presentes alternativas e também sobre trocas de presentes com coisas que estavam paradas em casa ou feitas por nós mesmos, mas hoje estou aqui para iniciar uma série de posts com sugestões de presentes.

No interior, minha irmã organizou um bazar em que minha mãe expôs suas produções em patchwork, meu pai vendeu licores e compotas, minha tia bolsas e alguns amigos suas peças de artesanato (aliás, se alguém se interessar, pode falar comigo! rs). Como não pude estar lá e inspirada por um post que anda circulando no Facebook de “compre do artesão, do pequeno produtor, da sua vizinha que vende cosméticos…”, vou recomendar alguns amigos empreendedores e cheios de talentos.

Pode parecer mimimi de politicamente correto, mas acredito que assim transferimos o dinheiro de grandes corporações (algumas que até usam trabalho escravo e a gente não sabe e/ou empregam matéria-prima que devasta o meio ambiente) para gente como a gente. Além de valorizar a arte, a criatividade, o feito a mão, o exclusivo.

Em breve, posts que vão de ilustrações e quadrinhos a panetones e outras delícias. Aguardem! 😉

Deixe um comentário

